sábado, 20 de julho de 2013

Primavera tardia, a chance de mais flores! PARTE I

O ano é 2008, o cenário é de caos. Caos esse iniciado pelo estouro da bolha imobiliária americana que abalou o mercado mundialmente e jogou da noite para o dia boa parte da Europa e outras regiões em profunda crise e a revolta começou.
Algum tempo depois os mercados se acalmaram, mas a crise e a revolta popular não, só aumentou.
Em Junho de 2011 é lançado mundialmente O Plano e o mundo conhece Anonymous e passa a ver a máscara do personagem da HQ de Alan Moore e do filme da Warner se multiplicar e espalhar, se multiplicar.
O mundo vem se convulsionado desde então das mais variadas formas e intensidades e no Brasil viu-se uma tímida manifestação e um pequeno ruído midiático sobre o assunto e em pouco tempo essa "marola" perdeu força e se consumiu.
A famosa "primavera árabe", longe de restrita ao países árabes, veio forte, passou em alguns lugares e ganhou ainda mais força em outros. No Brasil, no entanto... NADA!

Cheguei honestamente a perder as esperanças de que os ventos dessa primavera trouxesse a revolução para cá. Parecia que nada era capaz de mobilizar e indignar o acomodado povo brasileiro.
Longos 5 anos se passaram e de repente, do nada e sem aviso prévio, acordamos vendo uma massa de literalmente MILHÕES de brasileiros tomando as ruas das principais capitais do país e em incontáveis cidades do interior. Décadas de denúncias e abusos foram engolidos a seco, até que o aumento de 20 centavos na passagem de ônibus fez com que o povo decidisse vomitar tudo que havia engolido até então de uma só vez. Juro que ainda, as vezes, me pergunto se isso tudo é mesmo real.
Minha descrença foi tamanha que, mesmo frente a tudo isso, levei algum tempo para acreditar que era, não só verdade, mas que tinha impulso o bastante para continuar. Mas sim, É REAL e tem potencial de sobra para ser definitivo.

Muita coisa nesse pouco mais de 1 mês aconteceram, estão acontecendo e parecem não perderem força. Ao menos não em todos os lugares, pois capitais tradicionalmente COVARDES parecem querer manter essa tradição de covardia e conformismo, vide a capital paulistana por exemplo (vergonha da porra). Agora podemos ver com clareza que a onda se fragmentou e está voltando de várias formas, em várias frentes, com vários objetivos e organizações, em comum apenas a determinação em mudar.

Demorou, mas a primavera brasileira chegou. Temos 5 anos de histórias e exemplos dos mais variados tipos pelo mundo, de sucessos e fracassos para serem observados e nos guiar. Existe uma vantagem sem igual no atraso da nossa revolução, esse atraso pode ser definitivo para uma vitória que modifique de uma vez por todas e profundamente a realidade aviltante que vivemos. Precisamos fazer uso disso.

Nessa série de posts vamos tentar observar os exemplos pelo mundo e tentar identificar o que fazer ou não para que funcione aqui, para que possamos de fato mudar nossa realidade. Será uma série, pois além de extremamente longo, um único texto sobre o assunto seria cansativo demais para leitura e escrita.

Seja bem vinda primavera, e que não dure uma estação, mas que dure tanto quanto necessário para que colhamos enfim flores, não apenas espinhos.

AnonSnake

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...